Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Mustang Super Boss Lawman V8 429.

          Em 1970 a Ford, em parceria com o ex-piloto de arrancadas Elton “Al” Eckstrand, criou um dos Mustangs mais poderosos a rodar pelo planeta, o Super Boss Lawman. O intuito não era ganhar provas de arrancada para solidificar a marca, mas sim entreter as tropas americanas no Vietnã. Para se ter uma idéia de quem era Elton “Al” Eckstrand, pouco antes de participar desse projeto, o ex-piloto trabalhava na Chrysler e esteve envolvido no desenvolvimento de outra lenda, o Dodge Charger Hemi.
       Após a aposentadoria das pistas, Elton rodava o país fazendo demonstrações de direção segura com os Hemi Chargers. No ápice da era Muscle Car, oq ue as montadoras investiam em Força Bruta era inversamente proporcional ao investimento em freios e dirigibilidade.



     No final da década de 60, devido ao alto número de mortes nas estradas, Elton propôs ao governo americano que suas exibições também fossem feitas para as tropas nos Vietnã. A Chrysler não se interessou pelo projeto, então Elton procurou o presidente da Ford na época, Bunkie Knudson, e o programa começou em 1970.nfelizmente, um dos dois exemplares do Super Boss Lawman foi esmagado durante o transporte, mas isso não impediu que as atividades continuassem. Além do Mustang, estavam envolvidos no projeto Mavericks e Pintos que viajaram por todo o pacífico, incluindo apresentações até no Japão.

         As notícias que se tinha do Mustang Lawman sobrevivente era que ele estava parcialmente ou quase todo destruído. Elton nunca revelou como conseguiu trazê-lo de volta para os Estados Unidos. O carro era equipado com o maior motor Ford já feito, o  V8  de 429 cilindradas cúbicas (7.0 L) e um compressor gigantesco que faziam a unidade gerar cerca de 1.200 hp.Apesar de desenvolvido para demonsntrações, os números são mais do que respeitáveis. O 1/4 de milha era feito em incríveis 8.4 segundos. O câmbio curto limitava e a velocidade máxima em torno dos 297 km/h. O Lawman restante foi a leilão no famoso Barret-Jackson e foi arrematado pelo ex-jogador de futebol americano Bill Goldberg.



2 comentários:

James disse...

Hi,
Will you please post a link to your Blog at The Hot Rod Community? Our members will love it.
Members include: Hot Rod Owners, Enthusiasts, Experts, Dealers, Collectors, Customizers, etc.
It's easy to do, just cut and paste the link and it automatically links back to your website. You can also add Photos, Videos and Classifieds if you like.
Email me if you need any help or would like me to do it for you.
Please feel free to share as often and as much as you like.
The Hot Rod Community: http://www.vorts.com/hot_rods/
I hope you consider sharing with us.
Thank you,
James Kaufman, Editor

RaFael R. disse...

meu blog http://www.trancebetter.blogspot.com

Postar um comentário

Tradutor:

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog
Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog